
Campeão olímpico de surfe e atual líder do Campeonato Mundial, Italo Ferreira acaba de realizar mais um sonho: a abertura da primeira cafeteria Stoke-Ed Coffee, que carrega o DNA da sua marca de cafés lançada em 2024 e agora ganha um espaço físico na cidade de São Paulo a partir de 29 de maio. A unidade, que marca o início de um novo capítulo na trajetória empreendedora do atleta, une o lifestyle esportivo com uma proposta gastronômica saudável e cheia de personalidade em uma das principais ruas da capital paulista.
“A loja do café veio em um momento bem oportuno na minha vida. A marca Stoke-Ed Coffee era um sonho que se tornou realidade no ano passado e foi muito bem recebida pelas pessoas. Meu segundo sonho era ter uma cafeteria, e esse formato de Coffee Shop combina muito com o meu estilo de vida e é um negócio que tem me motivado fora do esporte”, conta Italo.
O projeto da cafeteria nasceu da parceria entre Italo e o empresário Ricardo Meinberg, que tem sólida experiência no setor de hotelaria e gastronomia à frente dos restaurantes La Fortuna. “Conheci o Italo no dia da reinauguração de um dos meus restaurantes em São Paulo, o The View Bar. Conversamos sobre minha história, contei um pouco sobre minha experiência e falei pra ele que iria abrir uma cafeteria. Ele me contou sobre o sonho que tinha, então me convidou para abrirmos juntos e eu aceitei na hora", lembra Ricardo.
A cafeteria Stoke-Ed Coffee foi pensada para atender a um público urbano, que busca qualidade de vida e tem uma rotina ativa. A proposta vai além do café da manhã tradicional, oferecendo uma experiência gastronômica completa ao longo do dia.
“Nossa ideia é oferecer uma experiência para as pessoas com um ambiente agradável, com opções de alimentos saudáveis, onde você consegue entregar produtos de qualidade. A Coffee Shop vai ser um lugar para encontrar amigos, estar com a família, trabalhar e poder ter um ambiente que te traga conforto”, explica Italo.
O cardápio é assinado pelo Chef Miguel Meinberg, formado na Le Cordon Bleu Brasil, reflete esse equilíbrio entre sabor, um café de qualidade e bem-estar. Com curadoria e participação ativa de Italo, o menu inclui uma variedade de cafés feitos com os grãos da marca própria, além de criações que misturam café com outros ingredientes.
“Quando pensei na cafeteria, queria trazer algumas ideias diferentes e que combinam com a minha rotina para que as pessoas possam experimentar também. Dei meus pitacos na escolha do cardápio, que vai ter variedade de cafés tendo como base a minha marca, mas também vamos trazer algo diferente. E pensando nos pratos e opções de alimentos, a Sofia (Larocca), minha namorada, e o chef Miguel, montaram o cardápio para oferecermos opções saudáveis e saborosas também”, diz.
Outro fator determinante para a montagem do cardápio da cafeteria, foi a participação direta da Latitude 13 Cafés Especiais, empresa que faz a produção e torrefação da Stoke Ed Coffee. Nós cultivamos, torramos, selecionamos carinhosamente os cafés da Stoke-Ed Coffee e demos treinamento e consultoria para o cardápio de bebidas à base de café da cafeteria. Trouxemos uma carta clássica expressando o melhor do Terroir da Chapada Diamantina e do café do Italo, pensando em drinks de tendência, como cappuccinos com leite vegetal e drinks gelados à base café” comentou Juli Allegro, sócia fundadora da Latitude 13 Cafés Especiais.
Algumas das opções de bebidas com café que estarão no cardápio e que valem destaque são o Milk Shake de Café R$25 (sem glúten), Mocha de Caramelo - Café espresso com caramelo e leite vaporizado R$22 e o Affogato - 2 bolas de sorvete, calda de chocolate e uma dose de café espresso R$20.
Além das bebidas, o cardápio traz opções leves e naturais para almoço e jantar, sempre com atenção à escolha dos ingredientes. A ideia é que o espaço funcione como ponto de encontro, trabalho ou pausa no dia, mantendo uma atmosfera acolhedora e conectada com o estilo de vida ativo.
Com planos de expansão já no radar, a dupla acredita no potencial da marca para se transformar em uma rede de cafeterias com unidades pelo Brasil, mas com calma e planejamento. “O projeto tem tudo para crescer, mas sem pressa, porque quero fazer tudo bem pensado e com calma. O processo de criar uma franquia demanda tempo e experiência, mas é algo que está nos nossos planos. Queremos abrir mais lojas pelo Brasil e que isso possa ganhar força e seja algo muito positivo para quem desejar fazer parte da Stoke Ed”, conclui Italo.